Institucional Empreendimentos Sustentabilidade Contato Espaço do Corretor Espaço do Cliente
Compartilhar no:

Comissão da Prefeitura fará reanálise do Plano Diretor

A Prefeitura de Goiânia está criando uma comissão para discutir a revisão do Plano Diretor da capital. O grupo de trabalho será integrado por membros da administração municipal e ainda por membros do Legislativo. Um ofício foi encaminhado pelo Paço à Câmara solicitando a indicação de quatro nomes para participar da comissão. Entre os membros do Legislativo poderão participar tanto vereadores, quanto técnicos. O prefeito Rogério Cruz espera que as atividades da comissão sejam iniciadas o mais rápido possível. A intenção é que o resultado da análise a ser feita possa ajudar a prefeitura a tomar decisões acerca da atualização do Plano Diretor da capital.

“A comissão é sempre importante. Qualquer comissão criada no poder público sempre é para isso, para criar um conselho e tomar decisões, quanto mais pessoas tivermos para decidir juntos é claro que o programa, o projeto sai melhor”, relatou o prefeito da capital”. Rogério Cruz destacou que o Plano Diretor será analisado de acordo com as metas traçadas pela atual gestão. Há uma preocupação quanto ao desenvolvimento da cidade. Ele analisa que houve o acréscimo de várias informações, por meio de emendas de vereadores na legislatura anterior. 

A previsão é a de que o colegiado seja formado por quatro vereadores, quatro representantes do Paço Municipal e dois nomes indicados pelo setor imobiliário através do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), respectivamente. O prefeito ressaltou que algumas questões serão acrescentadas e outras retiradas do projeto de atualização do Plano Diretor, levando em consideração o plano de governo proposto pela atual gestão ainda na campanha eleitoral.

“Nós temos a certeza que o Plano Diretor desde quando foi iniciado é muito importante, temos que ter cautela de não deixar se perder a questão do desenvolvimento da cidade. Temos uma série de preocupações e a capacidade de decidir coisas, pois algumas questões precisam ser acrescentadas, outras retiradas, porque houve muitas emendas dos vereadores na legislatura passada. O Ministério Público pediu a análise, o ex-prefeito Iris fez a retirada e agora vamos fazer uma nova análise e será muito rápido e buscaremos uma solução”, afirmou Rogério Cruz.

Ainda não há uma data para reencaminhar o Plano Diretor para à Câmara.  O Plano Diretor vigente em Goiânia foi aprovado em 2007. Por lei, a revisão deveria ter sido feita em 2017. No entanto, o projeto ficou dois anos no Poder Executivo e chegou à Câmara em julho de 2019. O projeto passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), foi aprovado em primeira votação em plenário e chegou até a Comissão Mista da Câmara. O Legislativo contratou a empresa ITCO para dar subsídio técnico às análises da matéria. Na Comissão Mista foram criadas subcomissões para analisar os eixos estruturais do projeto. No Legislativo o processo parou na Comissão Mista, quando vereadores apresentaram diversas emendas, entre elas três que aumentavam a área urbana da cidade, passando de 4% (como previa originalmente o projeto) para 32%.

O Paço retirou o texto da Câmara para que fossem avaliados os impactos das emendas citadas e de outras feitas ao projeto. A avaliação técnica foi feita junto a empresas como Saneago e Enel para saber a condição de levar água e energia às áreas a serem expandidas, além de órgãos da Prefeitura sobre outros aspectos da matéria. Foi apontada a inviabilidade econômica nas emendas feitas pelos parlamentares. A análise foi realizada em dezembro, atendendo recomendação do Ministério Público de Goiás, que solicitou informações sobre os possíveis impactos das propostas feitas. Na semana passada, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, ressaltou que têm acompanhado pela imprensa o andamento do projeto e está ciente das alterações promovidas. Para ele as alterações estão bem distintas de anos anteriores.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre empreendimentos e outros assuntos do mercado imobiliário, siga nossas redes sociais: 
Facebook
Instagram

VEJA COMO SER GRATO IMPACTA POSITIVAMENTE A VIDA DAS PESSOAS
06 / 01 / 2022 VEJA COMO SER GRATO IMPACTA POSITIVAMENTE A VIDA DAS PESSOAS

Sentimento proporciona sensação de alegria e possibilita melhorias nos relacionamentos interpessoais. No trabalho, também representa possibilidades de crescimento contínuo

Saiba mais
APARTAMENTOS STUDIO VIERAM PARA FICAR
30 / 08 / 2021 APARTAMENTOS STUDIO VIERAM PARA FICAR

Se você está pensando em comprar seu próprio imóvel ou investir no setor imobiliário, precisa ficar de olho nesta tendência. Os apartamentos studio vieram para ficar. Esse tipo de empreendimento é um dos mais procurados em grandes cidades.

Saiba mais